DESTINOS

DESTINOS


FUGINDO DO FRIO 2012 – O KITESAFARI
O Fugindo do Frio é um programa de evolução de kitesurf, acompanhado por 3 instrutores qualificados e experientes que, estarão a disposição numa imersão de 10 dias com muito kitesurf, onde qualquer nível de kitesurfista aproveitará muito, pois levaremos você à muitos locais de excelente condição de velejo, sempre com a opção de flat ou onda, com muita segurança.
DESTINOS
O Ceará é privilegiado por ter uma regularidade sazonal de vento praticamente perfeita e por este motivo, é palco do melhor kitesurf mundial. Seu litoral proporciona além de paisagens paradisíacas, diversas condições de água, desde bons spots de onda à flats perfeitos.
Conheça alguns trajetos e locais de velejos do Fugindo do Frio 2012. As programações dos locais são feitas considerando as marés, lua e nível de cada turma, a fim de proporcionar um melhor aproveitamento de diversão e evolução de kitesurf. De qualquer forma, a intenção é passar de 4x4 por todos os locais que segue:
FLATS:
Lagoa do Cauípe: A Pequena lagoa da barra do Cauípe, próximo ao Cumbuco, tem um excelente flat, mas alguns dias o velejo pode ser impossível pelo número de praticantes na água. Também há uma estrutura de restaurantes e sombras.
Pecém: logo abaixo do porto do Pecém, na maré e vento certo, há um flat com águas rasas, podendo até ser aproveitado para um pequeno downwind no liso.
Lagoa da Taíba: Micra lagoa de flat. Muito bom para quem não quer crowd. Lá também há uma pequena estrutura do ripe Edio Paz e Amor.
Secrets da Taíba. Alguns flats de mar que surgem nas marés média baixa e baixa. São pelo menos três locais com boas condições.
Paracuru: Na maré baixa, uma piscina com verdes paredes de arrecifes, que se forma à beira mar, em frente de um restaurante e uma infra-estrutura para passar o dia.
Lagoa do Jegue e foz do rio Trairi – Lagoinha: Dois flats de necessitam de maré. É possível fazer um downwind fácil da Lagoinha para aproveitar estes dois locais.
Icaraizinho de Amontada: Tem um flat de arrecifes, bem no início da sua baía, mas há também duas “curvas” de mar e a foz do rio Aracatiaçu, que na maré certa, liga com Patos num flat de aproximadamente 5 Km.
Patos: Este lugar é o paraíso dos flats. Uma lagoa de aproximadamente 4 x 4 km, com uma infinidade de combinações de piscinas e prainhas flats, com todas as intensidades de vento.

Foz do rio Aracati Mirim. Outro flat de rio.
Ilha do Guajiru: Local muito famoso pelo flat de maré alta. Tem uma atividade de barco até o interior do mangue e um downwind no flat de 5 km.
Barrinha (Preá) funciona com maré baixa.
Foz do rio Guriú (Jericoacoara): 10 km abaixo de Jericoacoara há este flat que é facilmente alcançado de downwind.
Lagoa da Tatajuba (Jericoacoara): muitas possibilidades de velejo flat nesta grande lagoa.
DOWNWINDS:
Cauípe, Pecém e Taíba
Distância total: 15 kmGrau de dificuldade: médio. Obstáculos e um pequeno percurso com vento off shore.Um dos mais conhecidos downwinds cearenses.Se não tiver crowd na Taíba, damos um velejo na lagoa que é palco dos melhores kitesurfistas do país e do mundo, mas quando encher, saímos para uma descida bem interessante. Seis km até o terminal portuário do Pecém, onde o carro de apoio estará esperando para baixar os kites e passar um à um por baixo da estrutura do porto e continuar a atividade no flat das dunas. A descida pela praia do Pecém e da Colônia é no flat, mas logo em frente temos novamente boas ondas, que a medida que vai chegando na Taíba, vai melhorando. O downwind vai até o Morro do Chapéu, pois depois é pedra pura.
Taíba (antenas) to Paracuru (Quebramar)Distância total: 15 kmGrau de dificuldade: fácil até a lagoa da Taíba e médio deste ponto em diante.O local da saída do downwind merece atenção dos que gostam das ondas, pois é um dos melhores lugares para o kitewave na época de julho à setembro. Ali, principalmente pela manhã, enquanto o vento não vira leste e assim sendo, terral, proporcionando ótima condição nas ondas com boa formação.Da lagoa da Taíba em diante é possível aproveitar pelo menos três bons locais de flat (com a maré certa). No Paracurú, no lado de fora dos arrecifes, há boas condições para o kitewave, principalmente na maré média e alta. Na maré baixa, na piscina de dentro forma um dos melhores flats de todo o Ceará.
Paracuru (Foz do rio Curu) to LagoinhaDistância: 12 kmGrau de dificuldade: fácil até a chegada da Lagoinha, depois difícil, pois há vários recifes.
Lagoinha, Lagoa do Jegue, Rio Trairí e Fleixeiras.Distância total: 20 kmDificuldade: fácil. Não existem obstáculos em todo o percurso. Da metade para o final o vento é on shore, ou seja, rende muito a distância na água praticamente lisa entre as ondas.Lagoinha é uma das mais fotografadas praias do Brasil, famosa pelas dunas vermelhas, coqueirais à beira mar e por promover a maior regata de jangadas do mundo.
É também de lá que parte um clássico downwind. Saída em frente da escola de kitesurf do Sylos, percorre uma distância de 4 kms até o canal de entrada da Lagoa do Jegue, que na maré alta se transforma num grande spot flat, com lindo visual ao fundo – inesquecível para quem conhece.A descida continua até a foz do rio Trairi, 5 km abaixo. Outro local de flat.
Continuando, alcançamos o início de Fleixeiras, local da parada final, somando mais de 20 kms e passando por dois flats.
Icaraí de Amontada to Ilha do GuajiruDistância: 35 kmGrau de dificuldade: fácil, mas a puxada é forte.O trajeto é simplesmente maravilhoso. Sai de Icaraizinho com pouca onda, passa por dois flats de mar e a foz do Rio Aracatiaçu em Moitas que, dependendo da maré, liga um flat gigantesco até Patos, com mais de 5 km, mas por fora da “piscina” há ondas o tempo todo. Passando as dunas de Patos, a foz do Rio Aracati Mirim, outro flat. Pra frente depois Almofala e em seguida o mangue da Ilha do Guajiru, outro flat de quase 5 km por dentro ou, ondas por fora.
Cruz to JericoacoaraDistância: 32 kmGrau de dificuldade: fácilA saída é num braço de mar em Cruz. Um excelente flat na maré boa. Depois é só descida, passando pela Barrinha, Preá e chegando em Jericoacoara.
Jericoacoara to Tatajuba e descida em sentido CamocinSaída logo após a duna de Jeri, a intenção é descer até a entrada da Tatajuba, flat na barra da lagoa, mas se o pessoal ainda tiver perna, vamos descendo em sentido Camocin, passando pelo Funil.



ALGUNS LOCAIS E TRAJETOS:
clique nas fotos para ampliá-las